O CRISTÃO E O TOLO – A PARÁBOLA DE SEU ORGULHO

Le chretien et le sot miniature portugais1 1

Ecouter ce message en version VIDEO: cliquez-ici

O cristão e o tolo – A parábola de seu orgulho

 

Não se esqueça que é o seu Deus que julga se você é um tolo ou um cristão e não há uma terceira escolha... - A humildade antecede a honra, mas o orgulho precede a destruição.

Message 1parolepourmonpeuple.net – Paris France – Mai 2014

 

Leitura

Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo.  Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez. O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos - (Pv 12: 1, 18: 1-2)

 

1.    Arrependa-te de tua loucura - O selo da tua loucura

Era uma vez um cristão, isto é, um ser criado por Deus e que tinha consciência disso,  e um tolo, ou seja, outro ser criado por Deus, mas  ele não percebia que era uma criança revoltada, por isso foi um tolo, um louco amante da sua estupidez  e insensatez, do  que amante do seu Deus. Aconteceu um dia que o cristão e o tolo se encontram. Disse o cristão ao tolo: converta-te,  você  será feliz e orgulhoso de servir o seu Rei! Mas o tolo respondeu, eu já sou feliz e orgulhoso de servir a mim mesmo. O cristão insistiu: converta-te, porque você saberá o motivo pela qual está aqui, você saberá que está aqui para glorificar o seu Rei! Mas o tolo respondeu: Eu já sei por que estou aqui, e eu já tenho alguém para glorificar, porque esse alguém sou eu! Uma grande dor e tristeza vieram ao coração do cristão por causa do tolo e sua loucura, pois o cristão sabia que não havia nenhuma glória ou salvação além do seu Rei, e por causa disso  ele insistia em  tirar o tolo de sua estupidez e loucura.

 

2.    Um louco pelo Rei? - O rei de sua loucura

Por uma louca coincidência, o cristão encontra novamente o tolo, esse debochando dele lhe diz com uma arrogância louca: Vejam, eis aqui um louco! Porque você, cristão, você se comporta como um tolo! Na verdade, não é você um louco por Deus, louco pela a Bíblia, louco pela oração, um louco que procura me converter em um louco como você? E antes mesmo de o cristão ter tempo de dizer “ufa”, o tolo virou as costas e começou a correr como um louco, enquanto se vangloriava de sua própria sabedoria pela a qual ele realmente tinha um amor louco! Mas aconteceu uma outra louca coincidência o tolo vê-se em um dia de provações, e isto por duas razões loucas: primeiro, porque um cristão estava orando por ele em segredo, e em  segundo, porque  um Rei amava em secreto (no seu céu), por causa da oração de seu filho. Este Rei teve pena do tolo e da  sua loucura cujo ele já tinha dado portanto a sua vida de uma forma  louca, morrendo em uma  cruz, na vergonha e sob os golpes. Em seguida, o tolo, considerando-se subitamente perdido como um louco, lembrou-se que tinha um amigo cristão, ele sempre o considerou como um louco, mas ele constatou-se que realmente esse cristão tinha uma vida solida e estável. Isso também lhe proporcionou um aborrecimento louco. Então ele foi ver o cristão e disse: ajude-me, porque eu estou precisando. Sua solução não está ela no céu? Respondeu o cristão.  Arrependa-te para que venha ser sábio, abandona a arrogância do príncipe (o inimigo) que está te enganando e mentindo para você, em seguida, vem e segue-me, diz o teu Rei! Então nós oraremos juntos, e teu Rei te libertará e te curará do teu jugo, de tua estupidez e tua maldição. Mas o tolo se recusou e foi embora triste dizendo: Não, não é de um Rei que eu preciso porque eu não sou louco, e eu não tenho que obedecer a uma lei, pois sou eu a lei!

 

3.    O cumprimento de sua vida? - O destino de sua loucura

O que você acha que aconteceu no final dessa história? Eis o que aconteceu: o cristão e o tolo se encontraram ambos ajoelhados, mas num local diferente. Ambos estavam de joelhos, mas um estava totalmente satisfeito, feliz ou orgulhoso, foi o cumprimento de sua vida.  Mas o outro estava totalmente infeliz, atormentado e desesperado, pois também era o cumprimento de sua vida. Vocês dois não receberam o cumprimento de suas vidas? - disse o Rei.  Olhando para o alto o tolo gritou ao cristão: Por que você não me preveniu? Será que Eu não te advertir o suficiente? - respondeu o Rei, mas foi você que preferiu sua loucura que a mim, embora fosse seu Rei. Agora louve e adore, pois este é o teu reino.  Acontece que, o Cristão e o tolo  frequentaram a mesma igreja, cantaram as mesmas músicas, ouviram as mesmas mensagens, e tiveram a mesma Bíblia. Em que eles finalmente foram tão diferentes, você se pergunta? Simples, o coração do tolo não foi quebrado como do cristão, mas sim morno, dividido e prostituído, sem realmente saber o porque ele se recusou a humilhar-se diante do Rei, diante daquele que teria aberto os seus próprios olhos, seu coração, sua mente, mas ele não quis. Uma história maluca? Não, uma história do mundo, uma história de ganância, a história do homem, a história de um adversário, tua história desde que você se recusa a reconhecer e a humilhar-se perante o seu Rei. Eu te amei, diz o Senhor.

Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: De que maneira nos amastes? - Agora, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de voce, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ame, e que sirva ao Senhor seu Deus de todo o seu coração e com toda a sua alma - E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. (Malaquias 1: 2, Dt 10:12, Mat 19:29)

 

Chant

Si mon peuple s'humilie

https://www.youtube.com/watch?v=OLiChX8nq0I&list=PLbDGiHE11ipWz8SRCiFIdprFICmo_H1KQ&index=185

 

Sketch - Je t'ai créé, reviens à moi, je suis ton Roi

https://www.youtube.com/watch?v=v6JHAzOG1RE&index=194&list=PLbDGiHE11ipWz8SRCiFIdprFICmo_H1KQ

 

 

1 parole pour mon peuple – www.1parolepourmonpeuple.net  – Des messages de Dieu pour son peuple – Abonnez-vous à la newsletter sur le site

 

ATTRIBUTIONS - DROITS D'AUTEURS - CREDITS PHOTO

Musique

MA DEMEURE (PLUS PRES DE TOI) / Dans l'intimité / Music2vie

Images

zagart701 / pt.123rf  |  Ruud Morijn / pt.123rf

Volha Kavalenkava / pt.123rf  |  Yanika Panfilova / pt.123rf  |  Ruud Morijn / pt.123rf  |  Serhii Lohvyniuk / pt.123rf  |  Kopeckypet / pt.123rf  |  Iperl / pt.123rf  |  Evgeni Dinev / freedigitalphotos.net  |  Tim Mossholder / pt.123rf  |  ID-1002976 / freedigitalphotos.net

Date de dernière mise à jour : 18 Oct 2015